Realizar a impermeabilização de laje de estacionamento é algo cada vez mais comum, já que esse tipo de estrutura torna-se popular em prédios nas grandes cidades.
Como o número de veículos no Brasil só cresce, também há um crescimento da demanda por vagas, o que faz com que a construção de lajes de estacionamento aumente.
Entretanto, é extremamente importante ter alguns cuidados no momento de fazer a impermeabilização dessa estrutura, evitando assim problemas futuros.
Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!
3 cuidados para realizar a impermeabilização de laje de estacionamento
1- Escolha o sistema de impermeabilização correto
As lajes de estacionamentos estão muito expostas ao mau tempo, às movimentações térmicas e, lógico, ao contato físico abrasivo pelo tráfego de veículos.
Por conta dos constantes processos de dilatação e contração da estrutura, torna-se essencial o uso de sistemas flexíveis para impermeabilização de laje de estacionamento.
É o caso, por exemplo, da manta asfáltica, que é o material mais usado para impermeabilizar esse tipo de estrutura, mas é preciso tomar cuidado para manter a manutenção e fazer a substituição sempre ao fim da vida útil.
A escolha do sistema de impermeabilização errado causa um grande risco à estrutura em questão, podendo resultar em falhas estruturais graves.
2- Substituir a impermeabilização defeituosa
Outro cuidado essencial com a impermeabilização de laje de estacionamento é a substituição do sistema sempre que o mesmo apresentar defeitos.
Quando acaba a vida útil do mesmo, ele começa a apresentar falhas e é preciso substitui-lo, para que a laje não apresente defeitos decorrentes da umidade e da presença de água.
Na hora de fazer a substituição, é necessário realizar todo o procedimento correto, com a retirada do piso, do contrapiso e do impermeabilizante antigo, para colocação do novo.
Há alguns locais que optam por soluções temporárias, mas que no médio e no longo prazo não são eficazes e tendem a agravar ainda mais os problemas da estrutura.
3- Garantia da resistência mecânica e abrasiva
O material mais indicado para impermeabilização de laje de estacionamento é a manta asfáltica, que é excelente por ser um sistema impermeabilizante flexível.
Entretanto, ele não possui nenhuma resistência mecânica, o que é um grande risco em áreas em que há o frequente tráfego de veículos, o que acabaria por destruir totalmente a manta se ela fosse exposta.
Por conta disso, torna-se essencial que a mesma seja revestida, para que assim ela possa ser mais resistente contra a força mecânica exercida pelos veículos no dia a dia.
Esse é um cuidado extremo que deve ser tomado por quem vai aplicar o impermeabilizante, evitando que erros não sejam cometidos e não tragam mais problemas ao prédio.
No caso do não revestimento da manta asfáltica, irá ser necessário realizar toda a troca do impermeabilizante, o que irá custar mais tempo e dinheiro.
A Imperbuild tem o jeito certo de impermeabilizar
Como você viu, a manta asfáltica é um dos mais importantes materiais impermeabilizantes para que seja feita a proteção das lajes de estacionamento contra a presença de umidade e de água.
Por ser um local que está exposto ao mau tempo e a pressão mecânica dos veículos, há cuidados que são específicos desse tipo de estrutura e que devem ser observados no momento da impermeabilização.
Neste texto, mostramos quais são os principais cuidados na hora de realizar a impermeabilização de laje de estacionamento, garantindo que o procedimento irá ser duradouro e que não trará problemas futuros.
Entre em contato com nossos especialistas e solicite seu orçamento pelo Tel: (11) 2786-6000.
Aproveite e curta nossa página no Facebook