A falta de impermeabilização de uma superfície pode trazer muitos problemas aos moradores de um imóvel, o que faz com que a preocupação com essa técnica aumente cada vez mais.

Apesar disso, ainda há muitas pessoas que ignoram totalmente a importância da aplicação de um impermeabilizante sobre a superfície, o que faz com que elas tenham que sofrer com uma enorme dor de cabeça para reparar os danos.

É sempre preciso lembrar que a não impermeabilização ocasiona infiltrações e danificam toda a estrutura de um imóvel, não só do ponto de vista estético, como também físico e de segurança.

Pensando nisso, esse artigo tem o intuito de mostrar os 3 problemas que podem ser gerados pela falta de impermeabilização de uma estrutura.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

1- Problema de umidade ascendente

Um dos principais problemas relativos à falta de impermeabilização é a questão da umidade ascendente, ou seja, a umidade que vai aumentando gradualmente vinda diretamente do solo.

Esse tipo de umidade começa a danificar os rodapés das paredes, passando a subir aos poucos e danificando toda a estrutura.

Os problemas de umidade ascendente são causados, além da falta de impermeabilização na fundação da construção, pelo uso de forma inadequada do impermeabilizante escolhido.

Assim, locais com muita umidade no solo e que apresentam falta de impermeabilização ou seu uso incorreto podem vir a sofrer muito com esses danos.

3- Infiltrações provenientes das chuvas

O clima pode ser um grande inimigo em locais em que não há a aplicação de um impermeabilizante em ambientes externos, como é o caso das lajes.

Se nesses locais eles não são impermeabilizados ou a impermeabilização ocorre da forma errada, o contato direto da água da chuva, ainda mais de maneira constante, pode causar enormes estragos.

É por isso que mais do que realizar a impermeabilização da estrutura, você deve preocupar-se também em escolher o material que é mais adequado ou apropriado para atuar como revestimento nessa parte da construção.

Lembrando que essas infiltrações decorrentes das chuvas também podem vir a atingir o solo e as paredes do imóvel, por isso não se pode deixar de observar as necessidades de todo o local.

3- Infiltrações nas lajes

Por falar nas lajes, citadas anteriormente, as infiltrações nesses locais são extremamente perigosas, vindo a ocasionar muitos vazamentos, gerando goteiras e manchas nos tetos.

Muitas pessoas, no momento da construção, acham que basta apenas colocar uma camada mais grossa de concreto para impedir essas infiltrações.

Por conta disso, os danos estruturais podem ser muito perigosos, ocasionando sérios problemas nas armaduras das lajes, causando sérios vazamentos e até mesmo o risco, em alguns casos, de desabamento no local.

Como você viu, a falta de impermeabilização em uma construção é motivo de muitos problemas, que vão desde simples manchas até mesmo ao dano nas armaduras das lajes, colocando em risco toda a estrutura.

Neste texto, mostramos a você alguns dos principais problemas que podem ser gerados devido à negligência na hora de impermeabilizar um imóvel, de modo que seja possível compreender a importância dessa técnica.

A Imperbuild tem o jeito certo de impermeabilizar

Conte conosco, da IMPERBUILD, para garantir que o serviço será feito com qualidade e segurança na sua residência!

Entre em contato com nossos especialistas e solicite seu orçamento pelo Tel: (11) 2786-6000.

Aproveite e curta nossa página no Facebook