O problema de infiltração no condomínio costuma trazer muita dor de cabeça, tanto para moradores quanto para o síndico.

Essa situação costuma ocasionar, inclusive, muitas discussões entre vizinhos quando ela ocorre entre os apartamentos.

Afinal, em situações como essa, o síndico deve agir de que forma?

Pensando nisso, nós resolvemos trazer esse artigo para mostrar o que todo síndico de condomínio precisa fazer ao se deparar com problemas de infiltração no local.

Não deixe de acompanhar esse texto até o final para saber tudo sobre o assunto!

Sinais de infiltrações no condomínio

Antes de qualquer coisa é preciso deixar bem claro quais são os sinais mais comuns de infiltrações no condomínio, o que facilitará identificá-los.

Existem sinais ou indícios muito comuns que tendem a sinalizar que há um problema de infiltração, como:

  • Manchas de coloração escura no teto;
  • Pintura da parede descascada sem que haja uma causa aparente;
  • Umidade anormal na parede;
  • Presença anormal de mofo, com causa não identificada.

A partir do momento em que se percebe o problema de infiltração no condomínio, então é preciso agir para evitar consequências piores.

Encontrar a origem do problema

Outro passo muito importante de como o síndico deve agir para solucionar o problema é saber de quem é a responsabilidade. Ou seja, descobrir qual a origem da infiltração.

A rede vertical de encanamento é aquela responsável pela condução da água e do esgoto entre os andares, sendo ela de responsabilidade do próprio condomínio quanto à manutenção, já que o uso da rede é geral.

Caso essa seja a origem do problema, então o próprio síndico será o responsável por chamar uma empresa para solucioná-lo. Assim, como se o vazamento surgisse em áreas comuns do prédio.

Por outro lado, caso o vazamento seja proveniente da tubulação ou rede horizontal, a responsabilidade é do proprietário do imóvel que é a origem do problema.

Dessa forma, se realmente a tubulação particular de um apartamento é a origem do vazamento, o proprietário deverá pagar pelo serviço.

Solucionando o problema

Quando os moradores percebem, em seus apartamentos problemas de vazamentos, então o mais comum é que eles acionem o síndico.

Após ter identificado a origem do problema, o próximo passo do síndico é, caso o vazamento seja decorrente de um apartamento particular, cobrar do proprietário o conserto do problema.

Afinal, a questão do vazamento traz problemas não apenas para ele. Mas, para quem mora em cima, em baixo ou mesmo do lado do aparamento.

Caso o problema seja identificado como sendo na tubulação de responsabilidade do condomínio, então o síndico irá acionar uma empresa que trabalhe com a solução do vazamento.

O objetivo é conseguir realizar a impermeabilização do vazamento, de modo que ele não mais aconteça e que evite danos às estruturas do condomínio, não importa onde ele ocorra.

Como você viu, o problema de infiltração no condomínio é algo que costuma gerar muita dor de cabeça para moradores e para o síndico, muitas vezes até mesmo ocasionando discussões entre vizinhos.

Lembre-se sempre que a Imperbuild, pode ajudar a solucionar o problema por meio da impermeabilização eficaz das estruturas.

A Imperbuild tem o jeito certo de impermeabilizar

Conte conosco, da IMPERBUILD, para garantir que o serviço será feito com qualidade e segurança na sua residência!

Entre em contato com nossos especialistas e solicite seu orçamento pelo Tel: (11) 2786-6000.

Aproveite e curta nossa página no Facebook  e Instagram