Quando falamos sobre impermeabilização, é impossível não comentar a respeito da manta asfáltica, afinal, é um dos principais materiais para fazer esse tipo de serviço.

Foi pensando nisso que resolvemos trazer esse artigo para comentar a respeito desse material, que muitas pessoas ainda não conhecem.

Além de explicar o que é a manta asfáltica, ainda falaremos aqui a respeito da sua aplicação e da importância de planejar a impermeabilização em grandes áreas.

Quer saber tudo a respeito desse assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

O que é manta asfáltica?

A manta asfáltica pode ser descrita como um sistema de impermeabilização que é feito a partir do asfalto com elastômeros, além também de possuir uma manta.

Essa manta é feita com os componentes: à base de asfalto modificado com polímeros elastoméricos, estruturada com armadura não tecida de poliéster.

Esse é um dos sistemas de impermeabilização mais eficaz do mercado, por isso costuma ser escolhido em grande parte das obras em que é preciso impermeabilizar a estrutura.

Entre as vantagens da utilização da manta asfáltica podem ser citadas:

 

  • Aumenta a durabilidade das estruturas
  • Evita problemas em regiões em que há chuva ou umidade constante, ou estruturas que convivem com esses fatores
  • Ajuda a conter vazamentos, infiltrações e manchas em paredes e tetos
  • Protege também os objetos e aparelhos do local, impedindo que a umidade afete-os

Como é feita a aplicação da manta asfáltica?

Após ver o que é a manta asfáltica e as vantagens de utilizar ela, é hora de entender como aplicá-la.

O primeiro passo da aplicação é checar se a superfície em que ela será colocada está seca e limpa, além de regularizada, ou seja, sem desníveis.

É importante também saber se a superfície possui caimento direto para os ralos e se não tem o risco de acúmulo nas quinas e nos cantos.

Depois, realiza-se a aplicação de um primer, que nada mais é do que a tinta que faz a ligação entre a manta e a superfície sobre a qual ela será aplicada.

Após a secagem do primer, a manta deve ser então desenrolada, desde o ponto mais baixo até o ponto mais alto.

A manta deve ser colada na base com o uso do maçarico, que derrete o material e o deixa fixado à superfície.

Usando uma espátula, deve-se então assentar a manta para garantir que ela irá fixar bem fixa na superfície, evitando vãos ou locais por onde a água possa vir a entrar.

Quando um rolo da manta acabar, deve-se então desenrolar outra mantar por cima e soldá-la, fazendo a sobreposição das emendas sempre com 10 cm entre elas.

Por último, é feito então o teste de estanqueidade com uma lâmina de água durante o período de 72 horas para verificar se realmente está sendo eficaz a manta asfáltica.

Pronto, com isso é possível conseguir a impermeabilização com esse sistema que é tão eficaz em evitar os problemas ocasionados pela presença de água ou de umidade.

A Imperbuild tem o jeito certo de impermeabilizar

Como você viu, a manta asfáltica trata-se de um sistema de impermeabilização que é cada vez mais utilizado pela sua excelente eficácia e as vantagens que traz para a estrutura que é impermeabilizada.

Neste texto, mostramos a você não só o que é a manta asfáltica, mas também como ela é aplicada sobre as superfícies, incluindo a etapa de teste de estanqueidade para saber se a mesma está sendo positiva.

Para realizar a impermeabilização com esse material de qualidade, conte conosco da Imperbuild!

Gostou do artigo de hoje sobre o que a manta asfáltica?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Conte conosco, da IMPERBUILD, para garantir que o serviço será feito com qualidade e segurança na sua residência!

Entre em contato com nossos especialistas e solicite seu orçamento pelo Tel: (11) 2786-6000.

Aproveite e curta nossa página no Facebook  e Instagram