A injeção de poliuretano na impermeabilização tem sido uma solução muito importante para quem trabalha nessa área e deseja obter resultados mais eficazes, e que são muito vantajosos no longo prazo.
Mas o que exatamente é uma injeção de poliuretano? E para que ela serve?
Tudo isso nós iremos mostrar para você, a partir de agora, nesse artigo completo sobre esse tema.
Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!
O que é injeção de poliuretano?
O poliuretano, que pode ser conhecido também apenas pela sigla PU, trata-se de um polímero que tem uma utilização ampla e que é conhecido no mundo inteiro pelo seu uso na produção de diversos materiais.
O poliuretano tem como uma das características principais dele a alta resistência proporcionada. Por isso, que é um material tão buscado para a impermeabilização de estruturas.
Por meio do uso dela, você pode criar produtos ou ainda preencher estruturas com uma alta resistência.
A membrana de poliuretano que é criada quando ela é aplicada gera então uma camada bastante flexível de impermeabilização. O que deixa a estrutura resistente contra os ataques químicos, raios UV e altas temperaturas.
A injeção de poliuretano é, portanto, um procedimento realizado para que o poliuretano possa ser aplicado em uma estrutura com as mais diversas finalidades, entre elas o isolamento térmico e a impermeabilização.
Onde deve ser utilizada a injeção de poliuretano na impermeabilização?
Quando a finalidade do uso da injeção de poliuretano é a impermeabilização, então há alguns locais onde a aplicação dela é bem mais indicada e é preciso observar isso.
A injeção de poliuretano para impermeabilização é indicada para ser usada nas seguintes estruturas:
- Lajes convencionais
- Laje de garagem
- Lajes de cobertura exposta
Além disso, ainda pode-se fazer uso da injeção de poliuretano com a finalidade de impermeabilização em outros locais, como em tanques e reservatórios, em piscinas e ambientes industriais, e estação de tratamento de efluentes.
Dessa forma, a injeção de poliuretano pode ajudar, com a sua aplicação, em diversos locais para evitar problemas como vazamentos e infiltrações.
Tipos de resina existentes
Existem dois tipos principais de resina, que podem ser utilizadas com a finalidade de se realizar a injeção de poliuretano: a flexível e a rígida.
A resina que é do tipo flexível, a ser usada na injeção de poliuretano flexível, tem o objetivo principal de realizar o selamento de qualquer infiltração que possa estar ocorrendo em uma determinada estrutura.
A resina flexível pode ser adquirida tanto na forma de gel como de espuma de poliuretano, sendo que a espuma tem a finalidade de estancar uma infiltração provisoriamente e o gel de forma definitiva ou permanente.
Por outro lado, a resina rígida que pode ser usada na injeção de poliuretano polimeriza-se quando entra em contato com a água, fazendo com que ela se torne uma espécie de cola.
Essa cola, que fica na estrutura na qual foi aplicada, proporciona a ela manter-se em uma unidade e evita o surgimento de trincas, fissuras e infiltrações.
Como você viu, a injeção de poliuretano é um procedimento que pode ser utilizado para as mais diversas finalidades, incluindo a impermeabilização de estruturas.
Neste texto, mostramos a você tudo o que é preciso saber sobre esse tipo de procedimento, garantindo assim maior eficácia para impermeabilizar qualquer estrutura.
A Imperbuild tem o jeito certo de impermeabilizar
Conte conosco, da IMPERBUILD, para garantir que o serviço será feito com qualidade e segurança na sua residência!
Entre em contato com nossos especialistas e solicite seu orçamento pelo Tel: (11) 2786-6000.