Project Description
INJEÇÕES EM POLIURETANO
Tecnologia de Injeção
Nós da Imperbuild nos preocupamos com a durabilidade nas estruturas de concreto, por isso utilizamos a tecnologia de injeção. Essa tecnologia está sempre inovando em seu desenvolvimento para atender as diversas condições que se encontra em uma obra ou construção.
Além disso, a injeção pode ser a solução nas estruturas que estão em operação, como por exemplo, vazamentos nos reservatórios de água e efluentes e as infiltrações em lajes, galerias, túneis de metrô, rodoviárias e nas áreas que contem equipamentos eletrônicos.
Ou seja, existem diversos lugares para se preocupar que prejudicam e danificam as instalações. Portanto, os sistemas de injeção têm três objetivos que são:
Impermeabilização – A impermeabilização ainda é um avanço recente dos sistemas de injeção, mas que vem sendo adotada cada vez mais nas obras subterrâneas. Trata-se da injeção de uma resina à base de gel acrílico, também conhecida como hidro estrutural, atrás da estrutura de concreto em grandes áreas. O material injetado forma uma membrana flexível, em pouco tempo devido ao rápido tempo de reação, impermeabilizando estruturas abaixo do lençol freático.
Tratamento Estrutural – O tratamento estrutural visa recompor as condições iniciais de suporte da estrutura e dos esforços resistentes do concreto estrutural. Para que a estrutura volte a ser monolítica, é necessária a injeção de materiais de altas resistências mecânicas nas fissuras das peças. Esses materiais são rígidos e, portanto, não podem ser aplicados em fissuras ativas. Resinas à base de epóxi, poliuretano rígido e micro cimento são os materiais disponíveis atualmente para essa finalidade.
Selamento de Fissuras – O selamento de fissuras visa impedir a entrada de agentes agressivos na estrutura como: água, cloreto, gás carbônico (CO2), sulfatos, etc. Os materiais disponíveis para selamento são resinas à base de poliuretano, os quais são encontrados na versão hidro ativa, para injeção em fissuras com fluxo d’água, e resinas flexíveis para promover um selamento definitivo. Essas resinas podem tanto ser injetadas em fissuras úmidas ou secas; ativas ou passivas.