Saber quais são os tipos de impermeabilização existentes é importante porque permite a você entender qual é o ideal para a sua necessidade.

Assim, você pode tomar a decisão de contratar uma empresa de impermeabilização já sabendo qual é o tipo de serviço que irá precisar.

Dessa forma, esse artigo foi criado por nós para garantir que você vai saber quais são os tipos de impermeabilização mais utilizados nas diversas estruturas.

Acompanhe!

Tipos de impermeabilização

Em termos de tipos de impermeabilização, podem ser citados os dois mais importantes que são: a impermeabilização flexível e a impermeabilização rígida.

Além disso, ainda é possível citar uma impermeabilização intermediária, a semi-flexível.

A seguir, veja mais sobre cada uma delas.

Impermeabilização flexível

‍A impermeabilização do tipo flexível é aquela voltada para uso sobre as superfícies que estão sujeitas aos efeitos das vibrações e das dilatações.

Os impermeabilizantes utilizados nesse tipo de impermeabilização possuem como característica principal o fato de apresentarem propriedades elásticas.

Isso significa que é possível conformá-las de acordo com a movimentação da estrutura.

Essa característica é muito importante porque ajuda a evitar o surgimento das trincas e das fissuras.

A forma de impermeabilização flexível é muito usada nas áreas externas dos prédios, ainda mais nas regiões em que há muita exposição solar.

No caso das áreas internas de um imóvel, ela costuma ser mais indicada para aplicação em lajes e varandas.

A impermeabilização flexível é feita com dois sistemas principais:

  • As mantas pré-fabricadas, como é o caso da manta asfáltica
  • As membranas, que são moldadas diretamente no local onde vão ser aplicadas através de processos feitos sob frio ou sob calor

Impermeabilização rígida

‍Por outro lado, a impermeabilização rígida é aquela indicada para locais onde a estrutura não é submetida a grandes e constantes movimentações.

Outro ponto importante é que essa estrutura também não deve ser exposta de forma direta ao estresse mecânico, que pode vir a ser gerado através dos impactos de forma constante ou das vibrações de maneira intensa.

A aplicação da impermeabilização do tipo rígida é feita através do uso de aditivos químicos diretamente nas argamassas ou ainda através das membranas acrílicas rígidas.

Para que seja possível garantir que haverá uma impermeabilização total da estrutura, é preciso levar em consideração estratégias que ajudem a vedá-la completamente.

Esse tipo de cuidado, quando é tomado, ajuda a evitar que haja falhas na impermeabilização rígida sobre as superfícies, que estão sob risco de sofrerem com trincas e com fissuras.‍

Impermeabilização semi-flexível

O tipo de impermeabilização semi-flexível foi desenvolvido com a finalidade de apresentar características que sejam intermediárias aos dois outros tipos de impermeabilização.

A impermeabilização desse tipo é feita por meio de um material bicomponente, que é a argamassa polimérica, que é um pó que é adicionado a um líquido.

Quando os dois são então misturados, eles formam essa argamassa que é muito fácil de ser aplicada, mas não indicado para uso sobre superfícies que estão sujeitas a sofrerem com a dilatação térmica.

Outra característica que não é muito positiva dessa impermeabilização é que esse material semi-flexível não tem uma resistência mecânica alta, então  não é indicado para locais onde há um grande tráfego de pessoas, por exemplo

A Imperbuild tem o jeito certo de impermeabilizar

Conte conosco, da IMPERBUILD, para garantir que o serviço será feito com qualidade e segurança na sua residência!

Entre em contato com nossos especialistas e solicite seu orçamento pelo Tel: (11) 2786-6000.

Aproveite e curta nossa página no Facebook  e Instagram