A impermeabilização de ETEs (Estações de Tratamento de Efluentes) é essencial para garantir que esses locais estarão mais seguros e protegidos contra possíveis problemas, como, por exemplo infiltrações e vazamentos.
Por elas serem construídas em concreto, a agressividade a que essas estruturas são submetidas pode levar a muitos acidentes. Isso ocorre quando não há a proteção correta nas Estações de Tratamento de Efluentes.
Mas como realizar a impermeabilização nessas estações? Quais são os principais materiais utilizados para impermebilizá-las?
Para saber tudo a respeito desse assunto, não deixe de acompanhar esse artigo completo até o final.
Vamos lá!
Impermeabilização de ETEs
Toda estação de tratamento de efluentes para funcionar é essencial que a estrutura seja estanqueada e impermeabilizada da forma certa.
Mesmo com o concreto passando por constantes inovações, as estações de tratamento ainda oferecem uma grande agressividade a esse material.
Podendo colocar em risco a operação e a durabilidade das estruturas.
A utilização dos sistemas de impermeabilização de ETEs se faz extremamente necessária por esse motivo.
Não importa se a estrutura já é existente ou mesmo se ela é nova.
No caso das estruturas mais antigas, a tecnologia do concreto que foi utilizada já está ultrapassada.
Sendo assim, já não atende mais aos requisitos necessários na atualidade.
Hoje há diversas formas de impermeabilização dessas estruturas, que você irá ver a seguir!
Materiais a serem utilizados para impermeabilização de ETEs
Membrana de poliuretano
É uma membrana que é moldada “in loco”, sendo totalmente isenta de qualquer tipo de solvente.
Muito utilizada pela sua extrema compatibilidade e também pela facilidade de aderência aos substratos diversos.
Esse tipo de membrana é também resistente aos efeitos dos raios ultravioletas e não necessita de proteção mecânica, fazendo dela perfeita para promover a impermeabilização de ETEs.
Com certeza, a resistência que esse material possui à tração, a resistência contra os mais diversos agentes químicos e ainda a enorme aderência que ela possui frente ao substrato faz com que o mesmo seja ideal para usar em locais como reservatórios.
Tratamento químico por cristalização
Mais uma excelente forma de impermeabilização de ETEs, o tratamento químico por cristalização ajuda não só a proteger como também a recuperar as estruturas de concreto.
Desenvolvido para que seja aplicado como pintura sobre aquelas estruturas de concreto que já existem e visualmente estão desgastadas.
As substâncias químicas ativas do produto penetram de forma profunda nas superfícies de concreto, gerando uma formação cristalina que é insolúvel e que torna o concreto permanentemente selado contra a água e outras substâncias mais agressivas.
Por fim, as estações de tratamento de efluentes precisam ser bem impermeabilizadas antes de entrarem em operação quando são de concreto.
Neste texto, mostramos tudo o que há de mais importante sobre a impermeabilização de ETEs.
Sendo assim, caso você estiver precisando desse serviço, conte conosco da Imperbuild para fazê-lo com qualidade e eficácia.
A Imperbuild tem o jeito certo de impermeabilizar
Conte conosco, da IMPERBUILD, para garantir que o serviço será feito com qualidade e segurança na sua residência!
Entre em contato com nossos especialistas e solicite seu orçamento pelo Tel: (11) 2786-6000.